sábado, 3 de janeiro de 2026

Porque o DIALÉTO NÃO-BINÁRIO é contraproducente na vida prática em Língua Portuguesa?

    



Antes de tudo é importante que venhamos entender a diferença entre  LÍNGUA, IDIOMA E DIALETO

Língua: é um conjunto de palavras e regras que o ser humano utiliza para a comunicação.

Idioma: É a língua oficial de capa país. Sendo que existem países que falam dois idiomas como é o exemplo do Canadá (onde se fala francês e inglês)

Dialeto: São as variantes linguísticas presentes na língua, que são aplicadas nas formas como cada região utiliza a linguagem expressa no seu idioma para se comunicar. Ou seja, são características linguísticas de um determinado povo, região ou tribo, por isso não podemos chamar o Dialeto Neutro ou não-binário de linguagem (pois suas palavras e regras gramaticais só abrangem um determinado grupo de pessoas).

    Exemplificando melhor Linguagem é um todo, os Idiomas são subdivisões dentro desse todo e os Dialetos são fragmentos ainda menores que fazem parte dessas subdivisões pertencentes a esse todo.

Dialeto Nortestino: mermã, arretado, qualira, brocado. (Dialeto de um grupo determinado dentro da língua portuguesa.)

    O Português veio do Latim que é uma língua de origem itálica, que depois se difundiu através dos Romanos por toda Península Itálica e Mediterrâneo a partir do Século III A.C. Havia o Latim Culto que era utilizado pela aristocracia romana, pelo clero e por pessoas escolarizadas e o Latim Vulgar que era falado pelos camponeses e pelo povo em geral.  Foi justamente o Latim Vulgar que originou as Línguas Românicas existentes que são o Português, Espanhol, Frances, Italiano, Romeno e etc...

    Uma das diferenças mais marcantes entre as Línguas Românicas e as Línguas Germânicas também conhecidas como Anglo Saxônicas que são o Inglês, Alemão, Irlandês, Norueguês, é a riqueza de expressões e especificações linguísticas que permitem que a gente possa se comunicar com riquezas de detalhes, já que a consistência gramatical das línguas germânicas é bastante simplificada.

    Uma curiosidade sobre a passagem do latim vulgar para o Português é que no Latim existia o gênero masculino, feminino e o neutro, no português tudo que era neutro acabou sendo incluído no gênero masculino, então o correto é usar para englobar a todos os gêneros o masculino no plural - Todos e Todas (Redundância).

    Costumam usar o argumento de que a linguagem é machista e opressora, mas nós como seres humanos precisamos definir os elementos existentes inclusive a nós mesmos, uma vez que apenas uma ínfima porcentagem da população iria se beneficiar com a imposição do dialeto não binário, sendo que a outra maioria teria que se adaptar a essa realidade e muitos seriam excluídos. Mas a ideia inicial não é incluir a todos? Como ficariam os mudos, os deficientes visuais, os disléxicos e a maior parte da população que é semianalfabeta? A Linguagem não é preconceituosa, ela é neutra na sua utilização, preconceituoso é quem usa a linguagem para atacar o outro.

    O Dialeto não binário a princípio usava “x” e “@” no lugar do a e do o que caracterizam os artigos e pronomes masculinos e femininos, com o passar do tempo, o “x” e o “@” foram substituídos pelo “e”. Porém essa substituição não faz o menor sentido porque Pente, Elefante, Alface, Árvore são substantivos escritos com “E” no final, mas pente e elefante são masculinos e alface e arvore são femininos. Assim como o substantivo Presidente (Homem – Mulher) é usado para ambos os gêneros.

    Existem também várias palavras que são usadas no feminino terminadas com a letra “O” como por exemplo: a tribo, a avó, a moto, a foto, a libido. E vise versa, palavras no masculino terminadas em “A” como por exemplo: o dia, o cinema, o clima, o drama, o crachá.

    Então não faz sentido, uma vez que vimos que nem na grafia das palavras existe uma regra definida. Isso não vai resolver nada, vai sim criar outros problemas pra gente resolver.

    Foram criados vários sistemas de pronomes neutros que tem tese substituiriam o ele/ela. Mas eu pergunto a vocês, com milhares de brasileiros que não sabem nem falar o português direito, isso ia dar certo? Pessoas que não sabem nem conjugar um verbo decentemente conseguiriam conjugar os verbos com esses novos pronomes? São 9 sistemas de pronomes sendo que as pessoas nem sabem direito como usar os 4 Porquês ou pra que eles servem...

    A língua é viva e orgânica, se modifica com o tempo de forma espontânea e não a força. Eu me lembro em 2009 com a nova reforma ortográfica implantada em países de língua portuguesa, as pessoas acharam um absurdo, Portugal mesmo foi um dos países que mais reclamou por conta disso porque ele foi o mais atingido com relação a essa reforma perdendo grande parte das suas características sendo que Portugal é o berço da língua portuguesa, imagina se conseguem implantar um negócio desses, será o caos.

    Então Academia Brasileira de Letras pelo amor de Deus nos proteja desse apocalipse, porque nós estudantes de todas as áreas e nativos de língua portuguesa não merecemos passar por isso. Aqui quem fala é um LGBT+, advogado e professor de português que não concorda com essa implementação a meu ver absurda, pois a inclusão dos não-binários deve ser proposta com educação e políticas públicas e não com regras linguísticas mirabolantes.

Saindo um pouco dessa discussão... chegou a hora das diquinhas de português para vocês começarem a falar corretamente e nunca mais esquecerem...


O Uso dos 4 Porques:

·        Por que: Perguntas

·        Porque: Respostas

·        Por quê: Para perguntas, É usado no fim da frase

·        Porquê: Usado como substantivo, razão motivo

 

Mais, Mas, Más

·        Mais: Quantidade, adverbio de intensidade;

·        Mas: conjunção adversativa, que dá uma ideia de oposição, obstáculo; (as conjunções servem pra unir ou relacionar orações numa mesma frase)

·        Más: É o plural do adjetivo feminino má; (adjetivos são palavras que caracterizam os substantivo)


Mal e Mau

·        Mau sempre será adjetivo é o antônimo de Bom

·        Mal sempre será um adverbio de modo e o antônimo de Bem (advérbios de modo são palavras que ajudam a explicar as ações dos verbos (momentos, sensações) ... ex: fulano fez bem.

sd 

Palavras:

·        Encomodar – Incomodar

·        Intuíto – Intuito

·        Poblema / Probema/ Plobema – Problema

·        Resistro – Registo

·        Life – Live

·        Pilingrino – Peregrino

·        Um grama (medida de peso) Uma grama (mato)

·        Afim (afinidade) A fim (finalidade)

·        Abroba – Abobora

·        Adevogado / Advogado

·        Ancioso / Ansioso

·        Acelora / Acerola

·        Baixo escalão / Baixo Calão

·        Partileira / Prateleira

·        Indiota / Idiota

·        Indentidade / Identidade


quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Voltei 8 anos depois... Nossa, quanto tempo!

    Olá Amores & Amoras de My Life, tudo bem com vocês? Passou-se muito e muitas coisas aconteceram, mas a curiosidade de vocês deve estar em saber o porque eu parei e porque eu voltei. Enfim, vamos por partes. 
    Primeiro, eu parei porque em 2017 eu estava passando por um momento muito conturbado da minha vida, havia parado com a faculdade, estava com uma depressão profunda e também não via mais sentido em nada, tudo estava muito confuso na minha mente. Eu estava numa nova igreja, vivendo um novo momento, mas a decepção mais uma vez chegou.     Em 2018 sofri um terrível golpe, a morte do meu pai por conta de um acidente domestico, isso foi um golpe terrível pra minha família e nos desestabilizou psicologicamente e financeiramente e sofremos os reflexos disso até hoje.
    Em 2019 consegui me formar em Direito, depois de tantos desafios, idas e vindas, deu certo. Cansado, devastado, só o caco porém formado (venci uma das batalhas mais difíceis da minha vida).
    Em 2020 tivemos a pandemia do COVID-19 que fez estrago e deixou a todos em pânico e com o futuro cheio de incertezas. Neste ano tive uma grande alegria que foi a criação do meu canal principal no Youtube "MARCOS HOLANDA OFICIAL" no dia 04/05/2020, canal este que venho trabalhando desde então produzindo conteúdos em vídeo, vlogs, clipes, entrevistas, quadros e outras coisas mais, em contraponto sofri outra perda muito significativa na minha vida; minha avó materna faleceu de intercorrências causadas pelo Alzheimer.
    Em 2021 tive minha casa assaltada por ladrões mas graças a Deus não aconteceu nada comigo fisicamente, mas psicologicamente eu fiquei muito abalado; desde o ano anterior eu tinha ingressado num processo de reeducação alimentar, mas com isso acabei engordando muito novamente, além disso perdi mais uma pessoa querida que foi base na minha vida que foi a tia Mariazinha, irmã da minha mãe vitimada por um câncer terminal no fígado. Tive muitos motivos pra desistir mas não me abati, foquei bastante no canal e até peguei alguns textos daqui e transformei em vídeos pro Youtube.


    Em 2022, eu voltei pra igreja novamente e tive um direcionamento de Deus pra usar um dinheiro que eu estava guardando há muito tempo para tirar do papel um projeto que eu tinha desistido que era o projeto do álbum musical "RECORDAR É VIVER", que passou por alguma reformulações e eu acabei mudando o título para "MUITO MAIS FELIZ". Neste intervalo a contragosto tive que voltar à Governador Nunes Freire, minha cidade natal depois de 16 anos, pra mim foi muito difícil mas as condições financeiras não permitiam a minha permanencia lá. Já morando de volta em Nunes Freire fui à Santa Inês (cidade à 204 km de Nunes Freire para entrar em estúdio novamente depois de 11 anos com o mesmo produtor Samuel Limah) Gravei inicialmente 4 músicas: CRISTO É POR NÓS, POSSO TUDO, MUITO MAIS FELIZ e ELE É REI (todas de minha autoria), em 2022 lancei apenas as duas primeiras mencionadas. Meu irmão Affonso Holanda me inspirou e me encorajou a gravarmos um clipe da canção CRISTO É POR NÓS, aceitei o desafio e ficou muito legal, percebi uma aceitação dessa música logo de imediato, algumas pessoas que ouviram o meu repertório à elegeram como a sua canção favorita.

    Em 2023 finalmente encarei com seriedade o desafio de enfrentar o terror da OAB, foram 6 meses de preparação incisiva para realizar a prova. Depois de 3 tentativas anteriores sem sucesso consegui aprovação no EXAME 38, tanto na primeira fase como na segunda. Tive uma crise de ansiedade terrível no dia do resultado kkk mas no fim ficou tudo bem. Neste ano eu lancei 3 canções nas plataformas digitais: MUITO MAIS FELIZ, ELE É REI e EMBOSCADA; e lancei dois clipes: POSSO TUDO E MUITO MAIS FELIZ. EMBOSCADA foi produzida pela dupla de irmãos Matheus e Ruan Macedo do DUO MUSIC STUDIO em São Luís (posso dizer que foi uma decisão muito difícil mudar de produtor depois de tanto tempo e de tanta empatia que nós tínhamos, mas foi necessário pois o Samuel não estava tendo tempo para produzir (por motivos de trabalho); a parceria com Matheus e Ruan só foi possível por intermédio do meu querido amigo TIAGO SERRA, que nos apresentou). Eles são produtores de forró, então geeeeente do céu! foi um desafio que eu trouxe a eles. Tive que levar várias referências e tivemos alguma reuniões no intuito de me conhecerem melhor musicalmente, depois de tudo isso eles conseguiram produzir EMBOSCADA e ficou linda essa canção.

    Em 2024 preparei gravei mais 3 canções com a DUO MUSIC: LEMBRA, CORAGEM e PROFETIZA (a última é inédita e será lançada em janeiro ainda sem data marcada). Foi um ano de muito trabalho, viajei para Marabá no Pará e foi incrível a experiência incrível! (Por muito mais viagens à documentar em 2026). Apesar de ter gravado mais 3 músicas nesse ano consegui lançar apenas uma música (LEMBRA) e dois clipes (EMBOSCADA e LEMBRA).

    Já em 2025 vivi grandes coisas e embarquei em novos desafios profissionais. Fui para a sala de aula em faculdade e em escola dando aulas para crianças jovens e adultos na disciplina Língua Portuguesa e Direitos Humanos, foi incrível, eu nunca imaginei que iria curtir tanto a experiência! Lançei em maio a canção CORAGEM e em junho eu trouxe à tona de volta a minha primeira canção de estúdio do projeto RECORDAR É VIVER, GESTO DE AMOR que gravei em 2011, porém dessas duas músicas até o momento não lancei clipe, mas em contrapartida meu irmão AFFONSO HOLANDA que é quem produz todos os meus clipes teve a ideia da gente produzir um remake do primeiro clipe CRISTO É POR NÓS, como homenagem nostalgica colocamos ele como estreia no mesmo dia do lançamento da música original 3 anos depois. O resultado ficou incrível e melhor que o primeiro, igual a história da Glória da segunda casa kkkk ... Mas em 2026 terei tempo de sobra e o plano é terminar de lançar o álbum completo com as canções que faltam.

    Agora a outra parte... Porque eu voltei? Acho que a maior razão foi justamente a falta que eu sentia de escrever e documentar meus momentos, apesar que eu já faço isso a quase 6 anos com o Youtube, mas eu precisava voltar as origens, porque antes do Youtube essa era a forma que eu tinha de me comunicar com vocês. Parei também por conta da audiência; com o avanço das mídias e implementação de IA's o número de leitores inevitavelmente caiu, não é o mesmo de 14 anos atrás (época que comecei). Eles diminuiram mas existem! Senta que lá vem história!! Dia 05/10/2025 eu recebi uma chamada um tanto inesperada. Um rapaz chamado Márcio Lacerda de São Paulo entrou em contato comigo para saber se eu de fato era o dono deste blog para comentar uma publicação minha de 2016 falando sobre a cantora gospel ELAINE DE CARVALHO da qual eu sou muito fã, e desta conversa surgiu uma amizade. Confesso a vocês que fazia pelo menos uns 3 anos que não visitava este espaço, mas depois desse fato me deu vontade re revisitar as minhas publicações, isso me trouxe muita nostalgia e muita alegria por descobrir o tanto que mudei e evolui nesse tempo. Enfim meus amores, a boa nova é essa, estou de volta no primeiro dia de 2026. 
    Em 2011 eu tinha vários sonhos... ME FORMAR EM DIREITO, SER ADVOGADO, TER UMA CANAL NO YOUTUBE, SER CANTOR PROFISSIONAL, MORAR SOZINHO, CONQUISTAR MINHA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, realizei quase tudo e outros sonhos surgiram mas eu sei muito bem que vou conseguir. Pra você que chegou agora, caiu aqui de paraquedas nesse blog e não me conhecia, te convido a se inscrever nos meus canais, me ouvir nas plataformas digitais e me seguir nas redes sociais. É muito bom estár de volta! Bem vindo 2026!!!